No entanto, a maioria das pessoas não entende o que esses concursos são na real e qual é a verdadeira perspectiva de quem participa deles.
Existe um outro lado por trás de todo esse “glamour” e brilho, que muitas das vezes ninguém tem ciência do que ocorre.
A seguir separamos algumas verdades e boatos sobre o mundo dos concursos de Rainha de Rodeio que você pode ou não pode saber.
![]() |
| Foto divulgação: Lucas Chueri fotografia |
1- Participar pode sair caro.
Em alguns concursos existem uma taxa de inscrição, que na maioria das vezes variam de R$ 20,00 até R$ 800,00 dependendo do concurso e região que deseja se inscrever. Outros podem sair na faixa sendo apenas necessário o preenchimento da ficha, porém, podem estipular venda mínima de convites para que você leve sua torcida na final.
Nos dias atuais a cultura para esse tipo de concurso não é tão forte como os concursos de Miss, por isso para quem organiza e ama o que faz, esse apoio é fator determinante para que consigam realizar o evento.
Fora esse primeiro investimento, temos o convite para assistirem a sua apresentação. Alguns exigem uma quantidade mínima, outros deixam livre, com a recompensa de somar 1 ponto na final para quem vender o maior número de convites. Sim, quanto mais pessoas forem, para a organização o evento será um sucesso.
Pode ser que esse ponto não altere muito o resultado, ou pode te passar na frente de muitas candidatas. Na dúvida é melhor tentar vender a maior quantidade possível, e se for comprar diversos convites, dê de presente aos familiares. Isso te trará muita confiança, ver tantas pessoas torcendo por você.
Inscrições a parte, temos a compra de alguns acessórios ou locação para a sua apresentação. Você pode pedir ajuda de amigas para conseguir os acessórios emprestados, mas no final sempre ocorre a compra de algum acessório como: bota, shorts jeans, chapéu, brincos, maquiagem com profissional, cabelos, etc.
Somando todos esses fatores se for colocar na ponta do lápis, muitas vezes o valor investido no sonho pode sair um pouco fora do orçamento. Por isso para realizar a sua inscrição, fique atenta no regulamento do concurso e faça o seu planejamento para não passar um apertado e te pegar de calças curtas.
2- Premiação nem sempre compensa.
Em alguns concursos a premiação é em dinheiro, outros a premiação é através de uma moto 0 km. Mas em algumas cidades o valor em espécie não ocorre, somente presentes que os patrocinadores do evento disponibilizam como, por exemplo, roupas, vale estética, presentes, ou até mesmo um valor em dinheiro, mas que não cubra todo o investimento do item anterior.
Por isso sempre fique atenta ao regulamento e o que será exigido das candidatas, coloque tudo na ponta do lápis para que o concurso não saia mais caro do que estiver pensando.
Alguns exigem presença em eventos, queima do alho, divulgação do evento, sendo que os custos de transporte fique todo por conta da candidata. Veja bem tudo o que irá gastar, desde pedágio, gasolina, roupas, etc...
Converse sempre com seus pais e veja se o concurso se encaixa ao orçamento de vocês. Mas estamos falando em sonho, por isso acreditamos que todo esforço vale a pena, corra atrás.
3- Convites são limitados.
Quem vê o título logo pensa, "A Embaixadora da festa". Com certeza possui convite ilimitado para todos os camarotes, ou até mesmo pensa que temos uma lista, só colocar os nomes e enviar para a organização.
Sinto informar, mas não é bem assim que funciona. Não iremos generalizar, pois, pode ser que em algum lugar perdido nesse Brasil a organização trabalhe de outra forma, mas a maioria os convites são limitados.
Alguns eventos disponibilizam 2 convites para os seus pais, e nem sempre é do camarote plus, mega blaster open bar. É um camarote convencional. Ou até mesmo alguns concursos colocam como premiação o ingresso de todos os dias da Rainha, sim isso acontece.
É uma visão um pouco errônea das Rainhas, por isso se você é aquela amiga que fica pedindo ''vip'', saiba que não temos tanto esse poder todo. E tudo é muito controlado para todas as ganhadoras.
4- Camarim: acesso rápido e limitado.
Outro assunto polêmico e que poucas pessoas sabem, o acesso ao camarim é rápido e limitado.
Muitas vezes a corte tem que esperar horas para ser atendida no backstage, na fila com fã clube, organização e todas as outras pessoas que serão atendidas. Pode ocorrer ainda de não atender no início e a rainha e as princesas terem que retornar ao final do show.
E quando entra, o acesso é tão rápido que mal consegue falar um oi e pedir uma selfie que a produção já está te puxando para sair. Pois, é, por esse ninguém esperava, não é esse mar de rosas de intimidade com os artistas e nem conseguimos pedir vídeos para a mãe, tia, tio.
Quanto mais famoso artista é, maior o caos para o camarim. Tudo é uma questão de sorte e a forma com que a assessoria que está na organização do camarim leva esse assunto.
5- Horários
Poucas pessoas sabem, mas o início de uma rotina de rodeio se inicia muitas vezes as 18 horas da noite. Vamos recapitular, a preparação como cabelo e maquiagem inicia muitas vezes muito mais cedo que isso, por volta das 13 horas da tarde.
Alguns rodeios possuem parcerias com salões para a produção das meninas nos dias da festa, por isso precisam chegar bem cedo para que todas possam ficar prontas até as 18 da noite.
6- Término do trabalho
Durante as noites de festa, toda a corte possui um cronograma a ser executado. Horários são estabelecidos para iniciar e muitas vezes se encerram somente após o início do primeiro show.
Todos os seus amigos podem estar no camarote te esperando, mas você terá que cumprir o horário até o final. São compromissos e muitas vezes podem passar do horário, e nada de ficar agoniada, isso só trará sentimentos ruins.
Gostou das nossas verdades: Se lembrou de alguma que esquecemos deixe nos comentários. Já que está por aqui, aproveite para seguir o blog nas redes sociais.
