Ser Rainha de Rodeio é muito mais do que glamour, artistas e noites de rodeio. Para conquistar esse título requer muita dedicação, insistência e interesse pelo universo dos rodeios e, acima de tudo, muito treino.

Para quem deseja representar uma festa, saber desfilar é indispensável. Ao caminhar, a candidata deve exibir seu traje e os acessórios que está usando, além de que tem a missão de imprimir sua personalidade com firmeza em poucos minutos.


Para te ajudar a aperfeiçoar e arrasar nas passarelas, criamos essa lista com algumas dicas. Confira.



rainha do rodeio
Amanda Fernandes Rainha do Rodeio de Matão 2018 (Foto: Lucas Marcelino)

1. Ande com postura

Andar com elegância é um detalhe muito importante, pois a sua postura deve estar reta e alongada ao caminhar. Para conseguir essa postura, coloque os ombros levemente para trás, sem inclinar muito.

Lembre-se de que não é porque a coluna deve ficar reta que você deve ficar com o corpo todo duro. Ande mais naturalmente possível e use a respiração à seu favor.

2. Erga a cabeça


Cabeça levantada, queixo levemente inclinado para baixo e movimentos suaves e discretos. Foque em um ponto na altura de seus olhos e nunca fique com a cabeça baixa. 


Eu aconselho a escolher um ponto no fundo da passarela, mas muito cuidado para não parecer um robô. Ao chegar no final da passarela, olhe para os jurados!

Há uma tentação imensa de olhar para a plateia, mas evite! Você pode se perder na passarela, tropeçar ou até mesmo perder o foco. Faça isso somente quanto estiver bem treinada e confiante.


3. Sorria
Com esses anos de experiência eu aprendi um termo muito importante: sorriso de Mona Lisa. Você sabe o que é?


Ele nada mais é do que sorrir e passar confiança no olhar. 

É aquele sorriso que quando se desfila, a atenção do público devem estar voltadas para o traje e para o seu desfile, e não somente para o seu rosto e sorriso.

Tente deixar seu sorriso leve e relaxado, aquele sorriso de dentro e bem natural. Sempre costumo aconselhar a pensar em algo bem especial, alguma lembrança boa ou até mesmo os motivos por você estar ali.


4. Dê passos firmes

Firmeza, segurança e elegância devem ser transmitidas quando você desfila pela passarela. Para isso, tente apoiar a maior parte do seu peso na parte da frente dos pés.

Para conseguir aquele famoso andar poderoso, você precisa dar passos mais largos e com um pé à frente do outro.


5. Solte seus braços

Quando se está começando no mundo dos desfiles ficamos sem saber o que fazer com os braços, já que concentramos muito na expressão facial e no caminhar. Porém, não há segredo! Basta relaxar e deixar os braços soltos ao lado do corpo.

Logo, tente não tencionar os braços e as mãos para não parecer um robô caminhando com os braços sem movimento. Eles devem acompanhar o ritmo de suas passadas, sem que os movimentos sejam bruscos demais.


6. Faça carão

Durante o desfile, a expressão facial pode se transformar em uma marca registrada. Para conseguir o famoso carão, treine muito em casa! 


Um olhar forte e um ar confiante são tudo de que você precisa.

A pose que você faz no fim da passarela é uma das suas marcas registradas, por isso, treine bastante para que ela tenha a sua cara. Um truque que funciona: dê uma discreta quebrada de quadril e olhe para o corpo de jurados.




7. Mostre sua personalidade

Não há nada mais bonito que ver alguém que saiba passar a sua personalidade na passarela. Observe, leia, assista vídeos e treine muito!


Nós criamos um canal no Youtube que você pode conferir alguns desfiles inspiradores.

Inspire-se em Rainhas para descobrir qual é o seu jeito de se apresentar. Desenvolva sua atitude e a imagem que quer passar quando estiver desfilando, seja ela agressiva e imponente ou delicada e leve.

Gostou dessas dicas? Quer conhecer ainda mais sobre o mundo das Rainhas de Rodeio ? Siga o blog no Facebook e no Instagram!