Se você está em busca de patrocinadores  para ajudá-la a participar de um concurso de Rainha de Rodeio, já deve imaginar que muito trabalho virá pela frente.

O processo demanda tempo, energia e muita pesquisa de sua parte. Em alguns concurso há o pagamento de  uma taxa de inscrição ou o aluguel dos trajes ficam por conta da candidata, e se você não se programar, poderá sair fora de seu orçamento. Mas nada irá atrapalhar você de alcançar seus sonhos, iremos te ajudar.

Separamos nesse post, algumas dicas para que você consiga alguns patrocínios e diminuir o custo de sua participação. Continue lendo.


Como conseguir patrocínio para concurso de rainha de rodeio?
Mônica Cardoso Rainha Expoac 2018
Saiba como irá funcionar o sistema de patrocínio do evento

É importante entender junto à organização do concurso a forma de exposição do patrocinador durante o evento, e se é permitido buscar um por conta própria.

O público deve conhecer as empresas que apoiaram a realização do concurso, por isso quanto maior a exposição do patrocinador melhor.

Alguns eventos colocam nas imagens de divulgação do concurso a logomarca do patrocinador, bordam nas camisetas, colocam no banner da entrada, passam no telão no dia do evento ou até mesmo o locutor menciona os patrocinadores antes da entrada da candidata.

Caso o concurso não tenha nenhum plano de patrocínio para cada candidata (apenas os patrocinadores que apoiam o evento por completo), defina como você irá divulgar a empresa que está te apoiando em suas redes sociais.

A melhor forma de divulgação de baixo custo é utilizar as suas redes sociais para falar sobre os parceiros.

Você pode colocá-los em suas postagens, fazer um vídeo na empresa, oferecer um ensaio para eles, existem inúmeras formas que você pode retribuir o patrocínio em forma de divulgação.

Tenha um objetivo claro antes de ir em busca

Após saber como o patrocínio irá funcionar, é preciso ter em mente quais são os seus objetivos e quais resultados você está buscando:
patrocínio da inscrição, trajes, aluguel das roupas, transporte, cabelo, maquiagem etc...

Se você for desmembrar em mais patrocinadores, precisará saber o valor exato da cota de patrocínio que irá pedir para cada um. 

Liste os itens que irá precisar e coloque na frente como você pode encontrar cada item, exemplo:

Inscrição: Alguns concursos você deve pagar uma taxa de inscrição que vai desde R$20,00 até R$1000,00. Você pode quitar esse valor com cotas de patrocínio ou até mesmo você pode realizar rifas para arrecadar o valor da participação. 

Uma rifa que já vi realizarem, foi o sorteio de um par de convites para o rodeio no camarote.Você estipula o valor do investimento e calcula o lucro de acordo com o número de nomes que irá realizar no sorteio.

Roupa country: Você pode pedir emprestado de alguma amiga ou buscar alguma loja country de sua cidade. Você pode propor um formato de empréstimo para a loja, permuta e outra forma que mais interessa para a marca.

Maquiagem: No Youtube você encontra diversos canais ensinando como fazer maquiagens lindas para eventos e concursos. Caso você não tenha essa habilidade, liste os possíveis maquiadores de sua cidade e entre em contato com eles para propor uma parceria de patrocínio.

Acessórios: Em algumas cidades possuem lojas de bijuterias ou semijoias. Você pode entrar em contato com algumas lojas e fazer parcerias no formato de empréstimo ou permuta em troca do patrocínio.

Cabelo: Para reduzir custo eu sempre aposto no famoso cacheado, ele é bem fácil de fazer e você pode assistir alguns tutoriais e dicas para manter os cachos até a hora do desfile

Ou você pode encontrar algum salão de beleza que faça parcerias em troca de divulgações ou fotos.

Chapéu: Chapéu é um item bem pessoal e um pouco caro. Por isso aconselho você a pedir emprestado para alguma amiga, ou se a sua intenção é participar de mais concursos, compre um chapéu neutro que você possa usar em mais ocasiões.

Traje country: Alguns concursos o aluguel do traje country fica por conta dos patrocinadores do evento. Mas em algumas ocasiões esse valor é repassado para a candidata.

Da mesma forma que a taxa de inscrição, aconselho você a ir atrás de patrocínio ou até mesmo ir em busca de recursos para arrecadar o valor do aluguel.

Liste os possíveis patrocinadores

É hora de listar os possíveis interessados em patrocinar a sua participação no evento. É aconselhável a busca por marcas com credibilidade, pois você não irá querer ter a sua imagem atrelada à uma empresa com má reputação correto? 

Faça uma busca minuciosa por patrocinadores que estão alinhados com a sua proposta, dessa forma você terá mais sucesso.Quanto mais empresas você listar, maiores serão suas chances de alcançar os valores buscados.

Pesquise um patrocinador em potencial que pode ser bom para você e para o concurso. Por exemplo, se conhecer um salão de beleza, da sua região, uma loja de roupas ou até mesmo supermercados. Esses segmentos sempre possuem maior interesse em exposição em uma festa da região. Isso aumenta a visibilidade e consequentemente o retorno.

Descubra quais empresas foram patrocinadoras em edições anteriores e tenha essas organizações como alvo.

Entre em contato 


Encontre-se pessoalmente com os patrocinadores em potencial, vá até o local falar com os responsáveis. Isso estabelece um relacionamento pessoal e é uma técnica de venda mais eficaz do que falar ao telefone ou enviar um simples e-mail.

Explique o que está procurando e descreva claramente como um patrocínio beneficiará a ele ou sua empresa. É importante que eles saibam o que vão receber ao decidir patrocinar a sua participação.

Fale com participantes de anos anteriores

Ajuda e muito perguntar para outras meninas que já participaram de concursos como elas conseguiram chegar aos patrocinadores ideais. 

Faça um mídia kit

No Google você encontra modelos de mídia kit que você pode confeccionar. Nele é importante colocar seus dados, suas redes sociais (quantidade de seguidores) e apresentar o concurso que irá participar e como pode ajudar a marca nessa exposição.

Inclua seus objetivos e como eles podem se beneficiar sendo seu patrocinador. Lembre-se também de anexar outros títulos ou participações em outros concursos que você participou.

Tendo em mãos esse arquivo, fica um pouco mais fácil apresentar paras as empresas e enviar aos seus responsáveis. Caso queira algo um pouco mais fácil, um bom texto já resolve.

Concorde com os termos

Uma vez que um patrocinador concorda em uma relação de patrocínio, você deve concordar com os termos dessa parceria. Decida quanto dinheiro será gasto, que tipo de divulação você ou o evento fará para a empresa e quanto tempo durará o período de patrocínio. 

Faça um contrato simples para finalizar os termos e ambas as partes deverão assiná-lo.

Gostou das dicas do post? Conte para nós nos comentários alguma outra dica para conseguir patrocinadores.