Expressar as próprias ideias e vontades não é uma tarefa muito fácil, ainda mais em cima de uma passarela. A pressão e a expectativa das pessoas que estão assistindo pode acabar influenciando e  atrapalhando a sua espontaneidade e comunicação. 

Para um concurso, isso pode ser uma grave empecilho, acarretando em desvantagem com relação às outras candidatas. Mas perder a timidez tem solução, e com algumas dicas você saberá se sair muito melhor nessas situações. 

Quer saber como se livrar daquele terrível frio na barriga? Então confira:


6 dicas para perder a timidez e se tornar mais comunicativa
RAINHA Da FESTA DO PEÃO DE LEME 2018 - TAÍS SILVA


Aumente sua autoestima

É muito normal que quem sofra de timidez tenha também baixa autoestima, se colocando em lugar inferior com relação às outras candidatas. O primeiro passo, nesse caso, é investir em si mesma.


Busque algo que goste para se sentir bem e mais confiante, pode ser exercícios físicos, música, mudança no visual,terapias ou qualquer outra atividade que promova o seu bem-estar e aumente a sua confiança.

Valorize suas ideias

Acreditar em si mesma é um exercício que deve ser praticado diariamente. Ninguém nasce perfeita e o reconhecimento é, geralmente, resultado de muito trabalho. 


Abra a sua mente para as novas ideias para que faça parte de uma construção de ideia pessoal.

Expor aquilo que pensa é primordial para o diálogo e a forma mais saudável de se conectar com as pessoas.

Por isso, acredite no que você sente e pensa, sem se julgar antes de expor suas ideias.

Não tenha medo das críticas

Todos passamos por momentos de aprendizagem ou períodos em que estamos construindo o próprio método de realizar as coisas. Por isso, as críticas, quando trabalhadas de modo construtivo, podem ser úteis para a evolução das suas ideias e de sua maneira de olhar o mundo.

Ao receber uma crítica, portanto, saiba colocá-la no lugar certo e entender quais pontos precisam ser melhorados.


Demonstrar humildade não é se fazer de vítima, mas sim manifestar sua disposição em prestar atenção e melhorar aquilo em que está sendo criticada.

Informe-se e vá atrás de assuntos interessantes

Para quem tem muita dificuldade em iniciar uma conversa, nada melhor do que se alimentar de coisas diferentes e interessantes. Não tenha medo de se aventurar em revistas, livros e filmes fora do seu lugar comum. 


Pesquise, estude e corra atrás: uma mente viva e estimulada é mais criativa, e isso pode ajudar muito na hora de puxar conversa ou mesmo explicar algum sentimento ou ideia.

Faça mais atividades em grupo

Toda aula realizada em grupo proporciona uma situação de troca que obriga, no bom sentido, a se relacionar de modo mais direto com as pessoas. 


É uma oportunidade de começar a trabalhar a exposição de suas ideias, uma fala mais altiva e uma apresentação mais espontânea.

O teatro, por exemplo, é um caminho bastante eficiente para quem deseja superar a timidez. Algumas pessoas até se surpreendem e acabam pegando gosto pela atuação, chegando mesmo a se tornar profissionais.


Sinta-se à vontade para perguntar

Fazer perguntas não significa ignorância, mas sim interesse em se aprofundar no assunto em questão. Sempre que houver uma dúvida, principalmente em concursos, não sinta o tal “medo de parecer ridícula”: pergunte aquilo que quer saber. 


É claro que é preciso atenção e bom senso para não gerar questionamentos excessivos ou desnecessários, mas, muitas vezes, aquela pergunta que ficou entalada poderia ser a chave para a resolução de um problema ou de evitar uma crítica lá na frente. Pense nisso!

E você, como faz para superar sua vergonha e se comunicar com desenvoltura? Quais situações te deixam mais nervosa? 


Conte para a gente nos comentários, esse já é um passo para longe da timidez!